A Bacia do Prata foi o palco do maior conflito armado da América do Sul, A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870), na qual se confrontaram os países da Tríplice Aliança-Brasil, Argentina e Uruguai - e o Paraguai. Mais de um século depois do fim da guerra, o local foi cenário de outro encontro que marcou a história. Desta vez, a causa não era a guerra, mas a união: no dia 26 de março de 1991, foi assinado o Tratado de Ssunção, que criou o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
A iniciativa surgiu da necessidade de alguns países da América do Sul fazerem frente aos grandes blocos econômicos que estavam sendo formados no mundo como a União Européia e o Tratado Norte MAericano de Livre Comércio (NAFTA).
Revista de História da Biblioteca Nacional, Ano 6, nº 66, marçode 2011.
Sobre a Guerra do Paraguai pesquise e responda:
1. Quais foram as causas do conflito?
2. Quem foi o personagem brasileiro que se destacou nesta Guerra?
3. Que consequências esta guerra trouxe para o Brasil?
Não vale fazer cópia da resposta dos colegas, escrevam com suas próprias palavras...bjs!!!
1- encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos
ResponderExcluir2- Francisco Solano López
3- Trouxe grandes dividas , transtornos e movimentos republicanos mais fortes .
1-a rivalidade faz mais de três seculos,coma rivalidade entre o uruguai,argentina,brasil e paraguaipelas disputas para o poder das facções locais com desentendimentos quanto as fronteiras para a navegação dos rios platinos."Argentina:federalista e unitarista e blancos colorados no Uruguai.
ResponderExcluir2-Francisco Solano López.
3-Transtornos Sociais,ficaram Individados e Movimentos rpublicanos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- A Argentina e o Brasil tinham antigas ambições territoriais na região do Rio do Prata. Pensavam aumentar seu território conquistando o Uruguai. O Brasil chegou a realizar duas intervenções no Uruguai uma em 1851 e outra em 1864.
ResponderExcluirAs forças militares do Império brasileiro em 1852 com apoio do Uruguai e de duas províncias argentinas, também invadiram a Argentina .
Após esses conflitos a Argentina e o Uruguai passaram a ter governos aliados ao Brasil.
Até o século XIX o Paraguai era um país de economia desenvolvida e forte. Porém o Paraguai é um país continental, isto é , não tem saída para o mar. O governo do Paraguai Francisco Solano Lopez queria construir uma saída livre para o Oceano, via rios Paraguai, Paraná e Prata . Uma espécie de canal livre para o comércio exportador e importador dos países. O sonho do presidente do Paraguai choca-se com os interesses da Inglaterra, tradicional aliada do Brasil, Argentina e do Uruguai.
Com o desenvolvimento econômico do Paraguai, a economia inglesa corre o risco de ter diminuído o seu comércio na América do Sul, que é abastecida cada vez mais, pelos produtos do Paraguai.
A Inglaterra então apóia seus aliados o Brasil, Argentina e Uruguai para realizar uma guerra contra o Paraguai.
2- Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.
3 - A Guerra do Paraguai afetou o Brasil. Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra) e a dívida externa. Não obstante, o conflito armado provocou a modernização e o fortalecimento institucional do Exército brasileiro.
Parabéns a todos que estão participando da nossa atividade blogueira, mas prestem bem atenção nas perguntas, para não se equivocarem nas respostas...Bjs e continuem fazendo um bom trabalho!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- As causas deste conflito, foram ocorridas entre o Paraguai e a Tríplice Aliança(Brasil, Argentina e Uruguai), pois havia uma grande rivalidade entre eles. Disputavam o poder das facções locais, a liberdade de navegação dos rios platinos e as fronteiras entre os países.
ResponderExcluir2- Quem mais se destacou foi o presidente Francisco Solano López.
3- A Guerra do Paraguai afetou o Brasil em sua economia, pois sofreu forte abalo e os gastos foram enormes, dividas externas e movimentos republicanos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causados pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2) Francisco Solano López.
3) Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens, a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra, movimentos republicanos, afetou sua economia e transtornos sociais.
1- Na verdade, o Paraguai era considerado "bárbaro" porque era a única economia fechada sobre a qual a Inglaterra não tinha controle, ainda que indireto. O país guarani, do ponto de vista dos interesses britãnicos, se configurava um mau exemplo para as demais nações da América do Sul, pois opunha-se ao liberalismo económico, sustentando um desenvolvimento político, económico e social de base nacionalista. Constituindo um foco de progresso autónomo, o Paraguai, na medida em que se desenvolvesse, acabaria concorrendo no futuro com a hegemonia britânica no continente. Esta foi uma das principais causas da guerra que destruiria o país
ResponderExcluir2- Francisco Solano Lopes
3- Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia. O Brasil conseguiu a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço exorbitantemente alto. Mas a principal conseqüência da Guerra do Paraguai foi o fortalecimento e a institucionalização do exército, com o surgimento de um grande e disciplinado corpo de oficiais experientes, pronto a defender os interesses da instituição. Além disso, seu poder bélico tornava-o uma organização capaz de impor suas idéias a força, caso necessário, acrescentando uma dose de instabilidade ao regime imperial.
1-As causas da guerra do Paraguai foi a disputa entre os países Brasil,Uruguai,Argentina corta o Paraguai pelas as fronteiras;a liberdade de navegação pelos os rios platinos,a disputa pelo poder pelas facções locais.
ResponderExcluir2- Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.Sob o comando de Duque de Caxias o Brasil tomou a ofensiva da guerra e conquistou varias vitórias.
3-No Brasil o conflito aumentou a divido externa devido aos impréstimos feitos com a Inglaterra.
Do ponto de visto político a fortalecimento e a mordernização do exercito Brasileiro transformaram a instituição militar num instrumento de contestação ao império estrategista e numa viga de sustentação a abolicionista e republicano.
1- o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
ResponderExcluir2- Duque de Caxias.
3-o Paragua saiu arruinado da guerra. Perdeu quase toda sua população masculina e suas cidades foram devastadas. Isso gerou crises econômicas no país, e como preço de guerra ele teve que ceder grandes áreas territoriais para os países como Argentina e Brasil, e por isso, ele hoje é tão pequeno.
- o Brasil e outros países saíram muito endividados, principalmente o Brasil. Pois, o nosso país pegava muitos emprestimos com os ingleses para conseguir bancar a guerra. Isso gerou várias dívidas externas com a Inglaterra.
- no Brasil, o exército que voltou da guerra chegou em nosso território mais fortalecido. Como o D. Pedro II não se importava muito com o exército, esta instituição militar começou a questionar a sua posição. Isso gerou alguns conflitos, e mais tarde os escravos que haviam participado da Guerra começaram a questionar sobre a permanencia da escravidão. Os militares do exército ajudaram esse questionamento e isso ajudou e muito no movimento abolicionista. Mais tarde o exército iria dar o golpe para proclamar a Républica e terminaria de vez a monarquia no Brasil.
Parabéns as respostas estão muito boas, continuem postando. Vamos que vamos! Bjs Profª Dani.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1)As causas do conflito entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai ocorrido pelos desentendimentos quanto as fronteiras entre os países pois havia uma enorme rivalidade entre eles. Disputavam a posse, o poder, das facções locais, a liberdade de navegação dos rios platinos.
ResponderExcluir2)O Duque de Caxias Luís Alves de Lima e Silva.
3)O fim da guerra trouxe para o Brasil grandes dívidas, problemas econômicos, muitas mortes de pessoas que haviam sido mandadas para Guerra e movimentos republicanos
1-As causas deste conflito, foram ocorridas entre o Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai, pois avia muita rivalidade entre eles pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, as disputas pelo poder por parte das facções locais, rivalidades históricas de mais de três séculos e a liberdade de navegação dos rios platinos.
ResponderExcluir2-Foi o Duque de Caxias
3-Para o Paraguai, a derrota na guerra foi desastrosa. O conflito levou à morte a maior parte da população do país e gerou um endividamento do Paraguai com o Brasil.Também afetou o Brasil economicamente, o conflito gerou muitas despesas e dívidas que só puderam ser curados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época.
Mais uma vez parabenizo as respostas. Nosso prazo está se encerrando, então vamos que vamos postando galera! Bjs
ResponderExcluir1- Os motivos da Guerra do Paraguai foram que o Paraguai para aumentar seu território inicialmente atacou os navios que se dirigiam da Capital a Mato Grosso assim enfraquecendo sua defesas para pode-la invadir , assim aumentando o seu território e melhorando o seu poder de exportação.Também assim começando uma guerra com o Brasil.
ResponderExcluir2- Luís Alves de Lima e Silva , o duque de Caxias.
3-As conseqüências que o Brasil teve na guerra foram que o pais caiu em uma grande crise financeira pois foi ele que administrou quase toda a parte financeira da Tríplice Aliança ,tendo assim de pedir dinheiro a Inglaterra no fim da guerra.
1-A guerra do Paraguai teve seu inicio no ano de 1864 a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes,que tinha objetivo aumentar o território paraguai e obter uma saida para o Oceano Atlântico,através dos rios da Bacia da Prata.Ele iniciou o confronto com a criação inúmeros obstáculos de Impostos as embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital Paraguaia.
ResponderExcluir2-que mais se destacou foi Luíz Alves de Lima e Silva ou Duque de Caxias.
3-As conseguencias foi que o Brasil perdeu muito dinheiro para financiar a guerra,ja que ele pagou para a Argentina e o Uruguai tento que pedir dinheiro para a Inglaterra.
1- Este conflito aconteceu entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, e a sua causa foi o desentendimento quanto as fronteiras entre os países, disputa pelo poder por parte das ficções locais, liberdade de navegação dos rios Platinos e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2-Duque de Caxias.
3-As consequencias que a Guerra trouxe para o Brasil, foi a morte de 40 mil homens, endividamento muito grande, e afetou-o economicamente.
CORRIGINDO
ResponderExcluir1- encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos
2- Duque de Caxias
3- Trouxe grandes dividas , transtornos e movimentos republicanos mais fortes .
1- As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2- Foi o Duque de caxias .
3- Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1. As causas do conflito foram as rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai, e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2. Foi o Duque de Caxias.
3. As consequências que a guerra trouxe para o Brasil foram entre outras, a morte de aproximadamente 40 mil homens e o endividamento. O Brasil teve que tomar empréstimos com a inglaterra, principalmente porque era o Brasil, o grande líder dos países que combatiam o vizinho Paraguai, sustentando a situação quase que sozinho. Foi colocada também em discussão a permanência da escravidão.O Brasil assinou separadamente um tratado de paz com o Paraguai. Na volta da guerra, com a vitória da Tríplice Aliança garantida, o Exército Brasileiro ganhou força política. O Exército acabou se constituindo como uma das forças para o republicanismo.
1. A guerra entra o Paraguai e a Tríplice Aliança,o Paraguai tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
ResponderExcluir2.Duque de Caxias
3.O Brasil teve como conseqüência perda de muito dinheiro para financiar a guerra,porque que ele pagou para a Argentina e o Uruguai e teve que pedir dinheiro para a Inglaterra.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1.A principal causa da guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma política expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu. Solano López pretendia formar o Grande Paraguai, a partir da invasão e anexação do Uruguai, de partes do território argentino e das províncias brasileiras do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Não obstante, uma vez iniciado o conflito armado, os países que formaram a Tríplice Aliança procuraram defender seus respectivos interesses e se impor como potências regionais.
ResponderExcluir2. Duque de Caxias.
3. Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra) e a dívida externa. Não obstante, o conflito armado provocou a modernização e o fortalecimento institucional do Exército brasileiro. Com a maioria de seus oficiais comandantes provenientes da classe média urbana, e seus soldados recrutados entre a população pobre e os escravos, o exército brasileiro tornou-se uma força política importante, apoiando os movimentos republicanos e abolicionistas que levaram ao fim do regime monárquico no Brasil.
1-As causas do conflito entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai ocorreu por causa de desentendimentos quanto as fronteiras entre os países pois havia uma grande rivalidade entre eles. Disputavam a posse,o poder por partes das facções locais e a liberdade de navegação dos rios platinos.
ResponderExcluir2- o Duque de Caxias
3-As consequencias foram que após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário,o Brasil passou a ter grandes dividas ,passou atualmente por dificuldades políticas e econômicas.Sem falar nas mortes que ocorreram com pessoas que tinham sido mandandas para a guerra.
1 : As principais causas dessa guerra entre o Paraguai e a Triplece Aliança(Brasil, Uruguai e Argentina) foram : um grande interece nas áreas do Rio da Prata uma boa área de comércio e uma bela fonte de dinheiro ; também porque Solano Lopes havia invadido a província de Mato Grosso.
ResponderExcluir2 : Foi Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias
3 : Multidões revoltadas pelo recrutamento forçado, grandes despesas para o Brasil.
1 : A principal causa da guerra do Paraguai contra a triplice aliança foi o interesse no território do Rio da Prata .
ResponderExcluir2 : Duque de Caxias
3 : Revoltas do povo contra o império, individamento e mais força no moviento republicano
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- As causas da guerra estão nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causados pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2- Duque de caxias
3- Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, este país era um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.
1)As causas da Guerra do Paraguai encontram-se nas rivalidades entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai causadas pelos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos.
ResponderExcluir2)Foi Luis Alves de Lima e Silva, o Duque De Caxias.
3)Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.
Para o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia. O Brasil conseguiu a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço exorbitantemente alto
de:William Viegas Teixeira turma:81 ''bjs sora!Tíh amuhh s2''
[Desejúh_sorte pra todos ;)
ResponderExcluir1-foi o enterece no rio prata.
ResponderExcluir2-duque de caxias
3-Trouxe grandes dividas e movimentos republicanos mais fortes.
1-A defesa brasileira era fraca na província de Mato Grosso. Isso possibilitou o ditador paraguaio invadir e conquistar aquela região sem grandes dificuldades. Após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
ResponderExcluir2 – Foi o Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva).
3-A guerra trouxe mudanças também para o Brasil. Além da morte de milhares de pessoas sua economia sofreu forte abalo, pois os gastos foram enormes, o que gerou a necessidade de se contrair novos empréstimos junto à Inglaterra.
1- As causas da guerra do Paraguai foram a rivalidade entre o Brasil , Argetina , Paraguai e Uruguai causada por desentendimentos entre as fronteiras , a liberdade de navegaçao dos rios platinos , disputas pelo poder e rivalidades historicas.
ResponderExcluir2-Duque de Caxias.
3- Trouxe forte endividamento em relaçao a Inglaterra , movimentos epublicanos, afetou sua economia e transtornos sociaisalem de aproximidamente 40 mil mortes.