quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Herói ou vilão?

ATIVIDADE 8 ª SÉRIE
Última atividade do 2º trimestre de 2011
 Prazo para realização da tarefa:  de 24 de agosto à  15 de setembro de 2011 às 11:59 min.
Valor : 3 pontos
NÃO ESQUEÇAM DE QUE SERÃO AVALIADAS RESPOSTAS ORIGINAIS, CRIATIVAS, COMPLETAS E INTELIGENTES. J

      Os anos de 1937 a 1945, no Brasil, foram marcados pelo regime político do Estado Novo, considerado o período áureo da “Era Vargas”.
1.   Explique o que foi a Era Vargas.
2.   Quais as principais medidas tomadas por Getúlio neste período.
3.   Entreviste alguém de sua família ou conhecido, que tenha vivido nesta época e pergunte: como Getúlio Vargas era visto pela população neste período e poste aqui o comentário que conseguires.
Bom trabalho!!!!!
Profª Dani

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1. o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2.Entre as principais medidas por ele tomadas, podemos destacar a criação de duas grandes estatais do setor energético: a Petrobrás, que viria a controlar toda atividade de prospecção e refino de petróleo no país; e a Eletrobrás, empresa responsável pela geração e distribuição de energia elétrica. Além disso, Vargas convocou João Goulart para assumir gente ao Ministério do Trabalho. Em um período de intensa atividade grevista, João Goulart defendeu um reajuste de 100%.


    3. Entrevistei minha vó e ela disse que a era Vargas foi muito boa, e que Getúlio Vargas foi o melhor presidente que o Brasil já teve e que ele era um homem muito bom . !

    ResponderExcluir
  4. 1)Getúlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros, até então nunca trabalhados. O forte espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.


    2)Ao assumir a presidência, em janeiro de 1951, o ex-ditador tratou
    de empreender campanhas nacionalistas, dentre as quais se
    destacou a do petróleo. Sob o lema" O petróleo é nosso", criou a
    Petrobrás e garantiu o monopólio estatal sobre a prospecção deste
    importante recurso. Na política externa, Vargas buscou manter o
    balanço dos pagamentos da dívida.Ao mesmo tempo, nomeou para
    a pasta do Trabalho João Goulart, que aumentou o salário mínimo
    em cem por cento.


    3)Entrevistei uma vizinha, e afirmou que Getulio foi o melhor presidente já visto no Brasil, pelas inumeras coisas que fez pelo país, por ajudar muita gente, pela melhoria no trabalho, e na vida dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  5. 1- A Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. A Era Vargas está dividida em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

    2- Entre as principais medidas tomadas por Vargas nesse período são: a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT.
    Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo(carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas). Investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE(Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

    3- Entrevistei uma vizinha, ela disse que Getúlio Vargas realmente foi o melhor presidente que o Brasil já teve, pois além de fazer muitas coisas boas pelo país, ajudou muitas pessoas a melhorarem de vida.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. 1-A Era Vargas foi quando Getulio Vargas governava o Brasil esse período recebeu o nome de Era Vargas. Getulio governou o Brasil por 15 anos (de 1930 a 19450). Essa epoca foi um divisor na historia brasileira ,por causa das inumeras alterações que Vargas fez no pais.
    2- As principais medidas por Getulio foi: descacou o petroleo e criou a Petrobrás ,nomeou para a pasta do trabalho João Goulart, que aumentou o salario minimo,Na policia Getulio buscou manter balanço dos pagamentos da divida,Getulio tambem criou outra grande empresa a Eletrobas respossavel pela distribuiçao de energia eletrica .
    3- Entrevistei minha vó e ela afrimou que Getulio era um homem muito bom que sempre queria a melhoria do pais e que foi um grande presidente.

    ResponderExcluir
  8. 1. A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945).

    2. República Velha

    Desde a proclamação da república até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro.Caracterizada por ser dominada pela oligarquia cafeeira e pela conhecida aliança política "café com leite" (entre São Paulo e Minas Gerais),a elite cafeeira revezava na presidência do Brasil, movida pelos seus interesses políticos e econômicos.

    Política do café-com-leite

    A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal para que houvesse uma alternância de poder entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.Foi formalmente instituída no governo de Campos Sales.O nome desse acordo era porque São Paulo era produtor de café e Minas Gerais de leite.Assim, a escolha do presidente ficava com o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM).Essa política era muito criticada pelos empresários ligados à indústria, que, naquele período, estavam em expansão.
    Para garantir que o resultado da votação seja de maneira desejada pelos articuladores da política do café-com-leite, utilizavam-se de diversas ferramentas, entre elas o coronelismo, o voto de cabresto e a política dos governadores.
    Essa política foi quebrada por Washington Luís.Era paulista e apoiou para a presidência um outro paulista, Júlio Prestes.Com essa indicação, rompia o pacto de revezamento entre paulistas e mineiros.Esse rompimento fez com que os mineiros se unissem com os políticos do Rio Grande do Sul e apoiassem outro candidato à presidência.
    A política de um lado, fortaleceu a agricultura e a pecuária na região Sudeste do Brasil.Por outro lado, a região Centro-Oeste, a região Norte e a região Nordeste ganharam pouca atenção dos políticos e os problemas dessas regiões foram agravados.

    ResponderExcluir
  9. 3. Getúlio Vargas era aparentado da minha família por parte do meu bisavô Viriato Vargas de Andrade. O pai de Getúlio Vargas, conhecido como General Vargas era irmão de Evaristo do Nascimento Vargas, meu tataravô.
    Entrevistei minha avó:

    "Em segundo lugar, quem viveu e presenciou tudo isto foi o teu bisavô VIRIATO VARGAS DE ANDRADE, o meu pai. Eu não tinha nascido no tempo do Estado Novo, mas quando o Getúlio foi eleito Presidente em 1950 eu já era nascida e me lembro bem do que se falava e também do falecimento dele que ocorreu em 24 de agosto de 1954.
    Getulio nasceu em São Borja/RS, no dia 19 de abril de 1882 e faleceu em 24 de agosto de 1954.
    É verdade que Getúlio Vargas foi um ditador, tendo ele decretado este regime ditatorial num período de grande turbulência mundial, recém tinha findado a primeira guerra mundial e havia começado a segunda guerra mundial, o que gerava grande instabilidade política e econômica entre as nações.

    Embora sendo um "ditador" foi Getúlio Vargas que instituiu o voto feminino, pois mulher não votava até o governo Vargas. É que ele tinha uma filha que se chamava ALZIRA VARGAS, era filha única dele, tinha outros filhos homens, mas ele era amava muito a filha, ela formou-se em direito e recebeu toda biblioteca do pai como presente de formatura. Entendo que o amor pela filha tenha influenciado Getúlio na instituição do voto feminino o que ocorreu na lei Eleitoral em 24 de fevereiro de 1932, pouco antes da instituição do Estado Novo que veio em 1937 de durou até 1945, quando Getúlio foi deposto do governo.
    De 1946 a 1950 Getúlio viveu aqui no Rio Grando do Sul na estâncio do ITU, que recebeu de herança de seus pais. Mas bem antes de 1950 ocorreu um movimento chamado 'QUEREMISMO" que visava eleger Getúlio para Presidente da República, o que ocorreu em em 1950, tendo ele governado o brasil de 31 de janeiro de 1951 a 24 de agosto de 1954 quando então, suicidou-se.
    Como podes ver, apesar de ditador, Getúlio era querido pelo povo, era amado diria, conhecido como um pai dos pobres. E as grandes reformas sociais, a criação do INSS, a legisção do trabalhadores conhecida como CLT (Consolidação das Leis do trabalho) criada atrávés do Decreto Lei 5.452 em 1° de maio de 1943, portanto dentro do período ditatorial, lembrando que a ditadura durou de 1937 a 1945.

    Getúlio, além de criar a legislação trabalhista, criou a PETROBRÁS em 1953 através da Lei 2004, e criou a SIDERÚRGICA NACIONAL, que são grandes empresas brasileiras até hoje.
    Os Sindicatos foram surgindo durante a chamada Era Vargas, e o arcabouço da legislação social brasileiro formou-se durante o seu governo. O salário mínimo foi criado por Getúlio Vargas em 1940, lei n° 2.162.
    A Previdência Social teve início através de dele nos anos 30, e no início não era como agora, existiam as chamadas Caixas de Aposentadoria, que evoluiram para a formação do INSS.

    Com a criação da CLT e do salário mínimo, foi criada toda uma legislação que protegia o trabalhador, como jornada semanal, fixando até quantas horas por dia uma pessoa podia trabalhar, porque antes da CLT as pessoas chegavam a trabalhar mais de 18 horas por dia.

    E então, por tudo isto que te contei, por tudo que Getúlio fez pelo povo, principalmente pelos mais humildes, pelos trabalhares, por tudo isso é que o povo o amava e por causa disso ele era perseguido, porque existiam pessoas que eram contra a a criação da legislação trabalhista, foi uma guerra para criar o salário mínimo, e eles se encarregaram de uma perseguição tal que Getúlio não resistiu e matou-se com um tiro no coração.
    O dia que isto aconteceu a multidão veio as ruas, todos chorando, foi uma verdadeira comoção nacional. Ele foi enterrado em sua terra natal, aqui na cidade de São Borja/RS."

    ResponderExcluir
  10. 1- A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil (de 1930 a 1945).Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2-A criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo..Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT.
    Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo(carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas). Investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE(Instituto brasileiro de Geografia e estatística).

    ResponderExcluir
  11. 1- A Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2- As principais medidas por Getulio foi:destacou o petroleo e criou a Petrobrás ,nomeou João Goulart, que aumentou o salario minimo,Na policia Getulio manteu o balanço dos pagamentos da divida,Getulio criou outra grande empresa a Eletrobas responsavel pela distribuiçao de energia eletrica .

    3- Não tenho nenhum conhecido desta epoc

    ResponderExcluir
  12. 1- A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2- No governo, de 1951 a 1954, lançou as bases para a industrialização do país e criou o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para financiar o programa. Nesse período, Vargas procurou uma aproximação maior com os trabalhadores, inclusive concedendo aumentos salariais da ordem de 100%. Aumentou o salário mínimo em mais de 300%. Desenvolveu também uma política econômica nacionalista, marcada pela criação da PETROBRÁS em 1953 e do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e a tentativa de criar a Eletrobrás, que só foi conseguida no Governo Goulart. Reequipou as ferrovias, construiu 600 quilômetros de rodovias por ano, aumentou em 60% a produção de energia e limitou a remessa de lucro para o exterior das empresas estrangeiras.

    3- getulio vargas era bem conhecido

    ResponderExcluir
  13. 1-A Era Vargas é o nome que foi dado ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa de varias alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.A Era Vargas está dividida em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

    2-Ao assumir a presidência, em janeiro de 1951, o ex-ditador começou a empreender campanhas nacionalistas, dentre as quais se destacou a do petróleo. Sob o lema" O petróleo é nosso", criou a Petrobrás e garantiu o monopólio estatal sobre a prospecção deste importante recurso.
    Na política externa, Vargas buscou manter o balanço dos pagamentos da dívida.Ao mesmo tempo, nomeou para a pasta do Trabalho João Goulart, que aumentou o salário mínimo em cem por cento.

    3-Entrevistei minha avó e ela disse que Getúlio foi o melhor presidente que o Brasil já teve, pois ele mudou muitas coisas para melhorar o nosso país, aumentou o salário,por ajudar muita gente, pela melhoria no trabalho e a mudança de vida dos cidadãos!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. 1- Era Vargas é o nome que foi dado ao periodo em que Getúlio Vargas ficou na presidência do País ( 1930-1945 ). Essa era foi divida em 3 momentos:GOVERNO PROVISÓRIO ( periodo em que mineiros se uniram aos gaúchos e paraíbanos para acabar com o poder dos paulistas, em relação ao país - Politica do Café com Leite ) GOVERNO CONSTITUCIONAL ( onde Getúlio criou novas vantagens para as mulheres , e os trabalhadores .. ) e ESTADO NOVO ( argumentando que o regime constitucional vigente ‘perdera seu valor prático’, provocando um Estado de ‘desordem’ e ‘irresponsabilidade’. ) .

    2- Como presidente, Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, para satisfazer a elite industrial que crescia exponencialmente, e o Ministério da Educação e Saúde, além de diminuir a autonomia dos governadores de estados para elevar seu poder intervencionista. Os cafeicultores, que ainda tinham grande influência política, pressionaram para que fosse criado o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau.

    3- não tenho nenhum parente que viveu nessa época

    ResponderExcluir
  16. 1. A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos inteiros (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas, vistas por diferentes pontos de vista pelo povo que viveu nesta época.

    2.Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

    3. Entrevistei meu tio, e ele descreveu Getúlio Vargas como um homem de bem, que fazia tudo pensando no melhor para o país e não para si próprio. Ele disse que Vargas não estava atrás de reconhecimento e sim, de novos projetos e melhorias para o Brasil. O povo brasileiro, em sua grande maioria, tem Getúlio Vargas como um herói.

    ResponderExcluir
  17. 1-A Era Vargas é o nome que foi dado ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa de varias alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.A Era Vargas está dividida em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

    2.Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

    3- entrevistei minha vizinha e ela disse que todos gostavam do governo de getulio , que ele sempre pensava no melhor para o pais etc.. , quando descobrio que seria deposto se suicidou

    ResponderExcluir
  18. 1-A era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945)Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2-As principais medidas foram: descacou o petroleo e criou a Petrobrás ,nomeou para a pasta do trabalho João Goulart, que aumentou o salario minimo,Na policia Getulio buscou manter balanço dos pagamentos da divida,Getulio tambem criou outra grande empresa a Eletrobas respossavel pela distribuiçao de energia eletrica .

    3-Não tenho parentes que viveram nesta época

    ResponderExcluir
  19. 1- A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    2- Ao assumir a presidência, em janeiro de 1951, o ex-ditador tratou
    de empreender campanhas nacionalistas, dentre as quais se
    destacou a do petróleo. Sob o lema" O petróleo é nosso", criou a
    Petrobrás e garantiu o monopólio estatal sobre a prospecção deste
    importante recurso. Na política externa, Vargas buscou manter o
    balanço dos pagamentos da dívida.Ao mesmo tempo, nomeou para
    a pasta do Trabalho João Goulart, que aumentou o salário mínimo
    em cem por cento.

    3-Entrevistei minha avó, segundo ela "Ele era visto como pai dos pobres que criou entre outras coisas a carteira de trabalho, e dedicou o governo a população necessitada, ou seja, os mais pobres . Em uma época que tinha pouca divulgação pela imprensa e que existiam duas formas de opinião, os que eram a favor e os que eram contra."

    ResponderExcluir
  20. 1 - A era Vargas é o nome que foi dado ao tempo ( início e fim ) que nosso País foi governado pelo então Presidente Getúlio Vargas, sendo que durou aproximadamente 15 anos. A era Vargas foi dividida em três momentos: Governo provisório, Governo constitucional e Estado novo.

    2 - As principais medidas tomadas pelo Presidente Getúlio Vargas foram: - Criação da Justiça do Trabalho em 1939;
    - Criação e implantação de vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
    - Foram efetuados fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
    - Em 1938, houve a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

    3 - Entrevistei minhas avós e me disseram o seguinte sobre Vargas: Presidente do povo, pessoa de bem e disposta a desenvolver nosso País. Era muito querido pelo povo, pois criou leis que regulamentavam e resguardavam o direito do trabalhador.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal que maravilha esses depoimentos. Isto chama-se história oral. É a nossa história Viva! Espero que possamos discutir essas opiniões na aula e que possa acrescentar alguma coisa para a aprendizagem de vocês. Rafael, tua vó acrescentou muito no meu conhecimento, agradeça a ela de coração. Obrigada a todos que colaboraram... Estou muito feliz com o empenho de vocês!:)

    ResponderExcluir