Assista o documentário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, responda ao que se pede:
"DEIXA LISBOA O CONTINGENTE DA FEB
O público apinhou o cais e as elevações da capital portuguesa para despedir-se dos soldados brasileiros - Dois 'pracinhas' ficam em terra - Marcada para o dia 17 a chegada ao Rio". (O GLOBO, 05-09-45)
Explique como tal participação e, posteriormente, o fim da Guerra, com a vitória dos aliados, contribuíram para o término do Estado Novo no Brasil.
INÍCIO DA ATIVIDADE 17/10
TÉRMINO 05/11
BONS ESTUDOS!
''Com a guerra dos aliados contra o nazi-facismo,os grupos liberais brasileiros aproveitaram para combater a ditadura Vargas o próprio Estado Novo.''
ResponderExcluirGetúli Vargas sentiu uma onda liberal tomando conta do país, e então fez um seguinte:
-Em fevereiro de 1945,o governo deu um prazo para a próxima eleição presidencial.
E
-Deu para anistia ampla a todos os condenados políticos. Soltou os comunistas que estavam na cadeia, um deles era o líder Luís Carlos Prestes. Permitiu a volta dos exilados ao país.
___________________________________________________________________________
Foram organizados diversos partidos políticos como: UDN (União Democrática Nacional); PSD (Partido Social Democrático); PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); PSP (Partido Social Progressista). Foi permitida a legalização do PCB (Partido Comunista do Brasil), que vivia na clandestinidade.
Nas eleições presidenciais, marcadas para 2 de dezembro de 1945, concorreriam três candidatos: o general Eurico Eduardo Dutra (pelo PSD e PTB), que contava com o apoio de Vargas; o brigadeiro Eduardo Gomes (pela UDN); o engenheiro Yedo Fiúza (pelo PCB).
___________________________________________________________________________
O Queremismo
No decorrer da campanha eleitoral, Getúlio Vargas fazia um jogo político contraditório. Apoiava aparentemente o general Eurico Gaspar Dutra. Mas, às escondidas, estimulava um movimento popular que pedia sua permanência no poder. Era o queremismo, palavra derivada dos gritos populares de “Queremos Getúlio!”. O queremismo era impulsionado pelo PTB e pelo PCB.
Aproveitando o momento de prestígio popular, Getúlio Vargas decretou, em Junho de 1945, a Lei Anti-truste, que dificultava as atividades do capital estrangeiro no Brasil. Essa lei provocou enorme reação das eleições presidenciais. Então, uniram força spara derruba-lo da presidência.
___________________________________________________________________________
A Queda de Jetúlio Vargas e do Estado Novo
Em 29 de outubro de 1945, tropas do Exército cercaram a sede do governo (Palácio do Catete) e obrigaram Vargas à renúncia. A presidência da República foi entregue temporariamente a José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Era o fim do Estado Novo. Getúlio Vargas foi afastado do poder sem receber nenhuma punição política. Retirou-se tranqüilamente para sua fazenda em São Borja, no Rio Grande do Sul.
Com o apoio político de Vargas, o general Dutra venceu as eleições presidenciais
DESEJO SORTE E 4 PTS. PRA TODOOOS!
ResponderExcluir:)
As forças antifascista começaram a pressionar Vargas para que o Brasil entrasse na guerra ao lado dos aliados.
ResponderExcluirOs estudantes e o povo queriam a democratização do pais e realizaram passeatas.Não havia razão para uma ditadura aqui,as tropas brasileiras lutaram contra as ditadura nazista.
Começou uma presão interna e externa para que voltase a democracia no Brasil.
Pressionado,Vargas marcou eleições,concedeu anistia a presos politicos e permitiu a livre organização partidaria,colocando se entre as forças contrarias a UDN ,e partido Psd.
A companha eleitoral foi agitada e como medo que Getulio ceutimasse no poder,setores militares anti-Getulista optaram pela derrubada de Vargas.Era o fim do Estado Novo.
O final da 2ª Guerra Mundial (1945) e a derrota das nações fascistas pôs o Estado Novo em posição extremamente incômoda, a opinião pública começou a contestar o regime ditatorial varguista. O povo brasileiro, vendo que esse tipo de governo já havia sido deixado para trás na região européia, decidiu ir atrás dos seus direitos e derrubar a ditadura no Brasil. Intelectuais, artistas, profissionais liberais e grande parcela do povo queriam a volta da democracia ao país. A pressão para a renúncia de Vargas aumentava a cada dia e já dia seguinte ao final da guerra, a ditadura de Vargas já não tinha lugar, pois havia sido ultrapassada pelos acontecimentos.
ResponderExcluirCom a derrota das nações fascistas, as pessoas começaram a contradizer o regime varguista, querendo que vargas abandonasse, a nação brasileira que viu esse tipo de governo já tinha sido descartado na região européia, que decidiu derrubar a ditadura no Brasil.
ResponderExcluirCom o final da 2ª Guerra Mundial e a perda das nações fascista o Estado Novo ficou em posição desfavorável, as pessoas começaram a desacreditar no regime varguista. Os cidadãos brasileiros, vendo que esse tipo de governo já havia sido descartado na região da Europa, decidiram correr atrás dos seus direitos e acabar com a ditadura no Brasil. Todo o povo queria a volta da democracia ao país. A pressão que as pessoas botavam para a renúncia de Vargas aumentava a cada dia e após o final da segunda guerra, a ditadura de Vargas já não tinha espaço, pois mais ninguém acreditava no idealismo deles.
ResponderExcluirCom o final da 2ª Guerra Mundial a dae a perds nações fascista o Estado Novo ficou em posição desfavorável, não estavam mais acreditando no regime varguista. As pessoas brasileiros, vendo que esse tipo de governo já tinha sido descartado na região da Europa, decidiram correr atrás dos seus direitos e terminaram com a ditadura no Brasil. Todas as pessoas queria a volta da democracia pro país. A pressão que as pessoas botavam para a renúncia de Vargas aumentava a cada dia e após o final da segunda guerra, a ditadura de Vargas já não tinha espaço .
ResponderExcluirA participação do Brasil na 2° guerra mundial aconteceu apos repetidos ataques aos navios brasileiros por parte da força submarina alemã.Cerca de dezoito navios foram perdidos nesses ataques, realizados ate em aguas brasileiras. Alem das perdas materiais, 607 brasileiros foram mortos.Evidentemente, isso provocou reações que resultaram em manifestações populares exigindo a entrada do Brasil na guerra.Em 1942 Osvaldo Aranha declarou oficialmente guerra a italia e a Alemanha.A partir de 1942, quando a posição do Brasil se definiu claramente a favor das potencias liberais, a participaçao no grande conflito não pode deixar de repercutir na conjuntura política interna.
ResponderExcluirCom a Derrota dos Facistas, o povo começou a ir contra o governo vargas, falando que ele não era capaz de governar, e também porque na europa ja tinha descartado esse tipo de governo, e por tanto, eles também descartariam.
ResponderExcluirO Brasil entrou na Guerra apos os alemães afundarem navios brasileiros por meio de submarinos. Com isso, ocorreram manifestações populares para a entrada do Brasil na guerra. Mesmo com a inexperiência, o exercito brasileiro (FEB) teve muitas vitórias e conquistou vários cidades, e apesar de muitas mortes, conseguiram vencer os alemães. Com a derrota dos alemães, ou seja, no fim da guerra, o povo brasileiro quis o fim do regime varguista, vendo que esse tipo de governo ja tinha sido descartado na Europa, lutaram para o termino da ditadura no Brasil, pois as pessoas queriam a volta da democracia pro país. As pessoas começaram a pressionar para a renúncia de Vargas, o que levou ao '' fim '' da ditadura de Vargas.
ResponderExcluirA entrada do Brasil na II Guerra trouxe uma contradição insustentável para o governo de Vargas pois, internamente, o país vivia uma ditadura do tipo fascista e externamente, combatia o nazi-fascismo ao lado das democracias. A vitória das democracias forçou no Brasil o processo de redemocratização.
ResponderExcluirDepois da entrada do Brasil na II Guerra, no combate ao fascismo, o Estado Novo ficou numa posição desfavorável, pois lá fora combatia o fascismo e no Brasil existia uma ditadura com os princípios parecidos com o do fascismo, o povo começou a se voltar contra o Estado Novo, porque queriam a volta da ditadura. O que levou ao fim do governo de Vargas.
ResponderExcluirCom a derrota dos alemães, o povo voltou-se contra o regime Varguista. Vendo que esse tipo de governo já tinha sido descartado na Europa, lutaram por seus direitos, pedindo pela volta da democracia ao país.
ResponderExcluir